Setembro: Os frescos continuam à sua mesa!

  Em Setembro, propomo-nos a experimentar de tudo um pouco... Bons restaurantes, boas estadas, boas comidas... Boas Mesas! Faça esta experiência connosco! www.bonustable.com Data: 01/09/2013

Setembro: Os frescos continuam à sua mesa! Setembro: Os frescos continuam à sua mesa!

Agosto: Mantenha-se fresco ...

Em Agosto é o mês de férias por excelência dê ao seu corpo e à sua alma um mimo. Não perca este mês com mais artigos! A…

Agosto: Mantenha-se fresco ... Agosto: Mantenha-se fresco ...

Julho: mês de calor, mês das saladas.

Em Julho, mês de calor não pode faltar à sua mesa as saladas ricas em cor e sabor! Não perca estes mês com muitos artigos!…

Julho: mês de calor, mês das saladas. Julho: mês de calor, mês das saladas.

Cebola PDF Enviar por E-mail
Avaliação: / 0
FracoBom 

  cebola1

Dourada, intensa, saborosa. A cebola, alimento milenar, é aliada à mesa e na saúde.

 

A origem da cebola e as suas espécies principais

A cebola teve origem no centro da Ásia e no Médio Oriente e já é cultivada há mais de 5000 anos. O seu nome científico é Allium Cepa L e pertence à família das Liláceas. Atualmente, o cultivo de cebolas é dividido em duas espécies principais. São elas:

  • As cebolas de bolbos secos: são cebolas que variam de acordo com o tamanho, cor e aroma. Apresentam variedades distintas, uma vez que podem ser brancas, amarelas, roxas ou vermelhas e garantem um sabor mais doce aos cozinhados.
  • As cebolas de outros tipos: como por exemplo o alho-porro, as chalotas, o alho e a cebolinha, que oferecem um gosto totalmente diferente do da cebola tradicional. Por outro lado, é de realçar que esta espécie de cebolas desempenha um papel muito importante na preparação das mais variadas refeições.cebola3

INFORMAÇÕES

A cebola é um alimento muito utilizado como tempero.

Possui um formato oval com casca de cor alaranjada ou avermelhada.

Internamente é composta por camadas.

Possui um sabor forte e ácido.

Entre os meses de janeiro a março ocorre o período de plantação, e a sua colheita antes do outono, porém, encontramos cebola durante o ano todo.

Apresenta, aproximadamente, 40 calorias por cada 100 gramas.

Utilização: Ela é muito importante na alimentação, dado que é utilizada como condimento regular em praticamente todas as escolas gastronómicas contemporâneas, variando apenas a quantidade e a regularidade do seu uso. Trata-se de um dos alimentos mais importante s numa cozinha, pois está presente em quase todos os refogados, estufados, assados, cozidos e sopas. No Verão é também muito utilizada nas saladas e combina muito bem com o pepino, a alface e o tomate.

PROPRIEDADES TERAPEÚTICAS: A cebola possui alto poder desinfetante anti-inflamatório e bactericida, pode ser utilizado como antídoto em picadas de aranhas, cobras, elimina parasitas causadores de putrefações e focos purulentos, expulsa os agentes nocivos da região afetada, pode ser utilizada também em furúnculos juntamente com o mel.

Ajuda no combate às gripes, pneumonias, pleurisias, amigdalites, rouquidão, reumatismo, eczemas, contra a caspa e queda do cabelo.

Exerce uma ação benéfica ao organismo como um todo: esófago, garganta, estômago, intestinos, fígado, rins, sangue, pele, cérebro. Esmagada e adicionada com mel, cura asma e bronquite. Age também no combate à angina, arteriosclerose, alergias, cancro, colesterol, diabetes, doenças cardiovasculares, doenças da pele, hipertrofia, infarto, intestino, próstata, rins, vesícula, pâncreas e tumores em geral.

Alguns cuidados a ter com as cebolascebola2

  • Para evitar o ardor da cebola crua nas saladas, mergulhe-as previamente em água durante uma hora. Em vinagre, durante meia hora;
  • Evitar as lágrimas enquanto corta a cebola pode evitar-se se escaldarmos o bolbo durante 1 minuto em água quente;
  • Ao escolher selecione cebolas rijas, firmes e secas. Devem estar totalmente revestidas pela pele externa e sem partes amolecidas ou pontos verdes;
  • As cebolas devem ser sempre armazenadas num local fresco, seco e arejado, de preferência em tabuleiros planos ou prateleiras; também podem ficar penduradas em trança ou em sacos de malha;
  • A "pele" da cebola deve ser seca e quebradiça. Atente na parte terminal do bolbo, onde este ligava ao caule. Se estiver húmida indica que o legume está demasiado maduro ou mesmo já estragado.

Artigo elaborado por: Ilídio Paiva

Data: 13/03/2012

 

O Calendário Gastronómico

Abril 2014
D 2a 3a 4a 5a 6a S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3